Resenha do livro "Os Miseráveis" de Victor Hugo

9 de agosto de 2012

Bem, Os Miseráveis eu li para um trabalho da escola, e para isso eu tive que fazer um resumo dele, então
vou postar aqui parte deste resumo e dar minha opinião sobre o mesmo.

O livro conta a história de um ex-forçado de Galés (presidiário), que acabára de cumprir 19 anos de pena por ter roubado um pão. Então depois de solto ele caminhou durante quatro dias até chegar a uma cidade chamada Digne. Naquela época é obrigatório ao chegar em uma cidade ir até a prefeitura e apresentar seu cartão de visita (tipo um passaporte da época). E no de Jean Valjean disia o seguinte: “Jean Valjean, prisioneiro, solto após dezenove anos. Cinco anos de pena por roubo. Catorze porque tentou fugir quatro vezes. Esse homem é muito perigoso”. Então por isso ninguém na cidade não queria receber, mesmo ele tendo dinheiro juntado pelo seu trabalho nas Galés. Então até que ele bateu na porta do bispo da cidade. Como o bispo era muito generoso, o abrigou, deu o de comer o de beber e o lugar de dormir. Jean Veljean ficou extremamente agradecido por ele ter o recebido.

Mas durante a noite, ele levantou e roubou os talheres de prata da casa do bispo, e fugiu. No dia seguinte a criada da casa, ficou apavorada quando deu falta dos talheres, mas o bispo não deu importância, já que ele era uma pessoa muito humilde. E depois de algumas horas daquele mesmo dia, chegou alguns policiais com Jean Valjean preso, acusado de roubar os talheres, mas o bispo disse que tinha os dado a ele. E também entregou-lhe dois castiçais de prata, para que ele levasse também.
Ele ficou extremamente agradecido e foi embora. Andou durante algum tempo, e então avistou um menino com algumas moedas na mão. Quando então uma delas caiu no chão. E ele logo pois o pé em cima dela. O menino aproximou-se dele e pediu para que ele devolvesse a moeda. Mas de nada adiantou, pois ele não devolveu. O menino saiu chorando, e então quando Jean levantou o pé, e viu a moeda, ficou extremamente arrependido. E saiu procurando o menino, mas não o encontrou. Logo ficou com a moeda e partiu para uma outra cidade, onde tinha muitas fábricas.

Bem, este é uma parte do resumo que eu fiz. Este livro é muito bom, ele apesar de bastante triste e comovente, e uma bonita história de se ler, além de fácil também, ele possui um linguajar bastante simples, e fácil de ser entendido. Além também de ser pequeno, eu li ele em uma noite e uma manhã. Então fica a dica para quem quer um livro bacana e fácil de ser lido. Há, gostaria de lembrar-lhes de que li a versão resumida do livro, a versão completa tem mais de 500 páginas e um linguajar bem mais complexo, entretanto pretendo achar tem para lê-la também.

2 comentários: