Resenha: O Menino do Pijama Listrado

15 de maio de 2014

O Menino do Pijama Listrado é um livro que sem dúvidas superou minhas expectativas. Ele mostra os horrores e martírios da Segunda Guerra Mundial no interior da Alemanha. Toda a história é contada através dos inocentes olhos de um garoto que nada sabe sobre os confrontos bélicos e ideologias nazistas.

Bruno é uma acriança de apenas 9 anos, que é obrigado a mudar com seus pais de sua cidade natal que é Berlim, tudo que ele sabe a respeito dessa repentina mudança, é que tudo está ligado ao trabalho de seu pai. Seu progenitor, é na verdade, um oficial alemão nazista de alta hierarquia subordinado imediatamente a Hitler, por isso, sob ordens, ele se transfere com sua família para uma casa localizada nos arredores do campo de concentração de Auschwitz.

Bruno, como toda criança, logo se acostuma com as novidades, e sem saber o porque de as pessoas do outro lado do muro sempre usarem um pijama listrado, logo faz amizade com um dos garotos do outro lado do muro. E esse laço de amizade construído pelos dois vai ser fundamental para o desenrolar restante da trama.

As crueldades cometidas pelos nazistas são ainda mais chocantes quando vistas através dos olhos do garoto, porém o autor toma o cuidado de deixar o nazismo e a guerra em segundo plano na história. Focando no garoto e seus familiares.

O livro realmente vale a pena, é uma história incrível, e o final é extremamente surpreendente, não vou entrar em detalhes para não dar spoiler rs. A edição que eu li é da editora Cia das Letras, e ela possui uma capa texturizada e listrada, é bem bonito o exemplar.

Bem pessoal, é isso, espero que vocês leiam o livro e comente com os amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário